Preço: como precificar produtos de materiais para construção

18 nov, 2019Dicas0 Comentários

Preço: como precificar produtos de materiais para construção

18 nov, 2019 | Dicas | 0 Comentários

Toda obra ou empreendimento necessita de materiais para sua execução. Portanto, definir claramente o preço de venda dos produtos a serem comercializados é fundamental para conquistar clientes.

Durante o processo de formação do preço dos materiais a serem usados, deve-se levar em consideração o perfil de seu público alvo, antes de implementar ou mudar o preço dos produtos.

No caso de produtos que já possuem certa credibilidade no mercado, dificilmente os consumidores deixariam de comprar, mas, ainda assim, é necessário ter muita cautela.

Para trabalhar melhor a margem de lucro é importante que o lojista de materiais de construção considere todos os custos relacionados ao negócio, a precificação deve levar em conta o custo fixo da empresa, a margem de lucro e os preços de mercado.

Verificação de demanda para precificação

Existem dois tipos de demandas que devem ser verificadas, antes de se estabelecerem preços para materiais para construção (demanda inelástica ou elástica).

Dependendo do tipo de demanda verificada haverá uma influência específica no comportamento de compra do consumidor.

A demanda inelástica é aquela que não apresenta muitas variações no comportamento de compra, já no caso de uma demanda elástica, pode haver uma mudança no hábito de compra do consumidor. Confira abaixo os pontos principais para uma metodologia de precificação:

  • Defina os custos: seus custos (despesas) X preço mínimo (que você consegue estabelecer);
  • Identifique a percepção dos clientes sobre preços: percepção dos clientes sobre valor do produto X preço máximo (teto de quanto o cliente estaria disposto a pagar);
  • Verifique o preço praticado pela concorrência: verificação do que a concorrência pratica no mercado.

Outro ponto que pode auxiliar o lojista de material de construção na formação de preços é considerar a curva abc. Essa metodologia de precificação é chamada de 3Cs que se baseia em três visões sobre como estipular preços: custos, clientes e concorrência.

Outra dica importante para o lojista de materiais para construção precificar seus produtos é tomar decisões embasadas no monitoramento diário de sua margem de lucro e no seu ticket médio.

Com essas orientações, o lojista de materiais para construção pode administrar seu negócio de forma consciente e lucrativa e estar sempre à frente de seus concorrentes.

Termos comuns de Vendas

Benefício O valor de um produto ou serviço que é capturado pelo consumidor. Os benefícios são diferentes dos recursos e os representantes de vendas devem vender com base nos...

KPIs de marketing online obrigatórios para fabricantes

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de acompanhamento de resultados que devem ser utilizados para definir qualquer tipo de estratégia de...

Preço: como precificar produtos de materiais para construção

Toda obra ou empreendimento necessita de materiais para sua execução. Portanto, definir claramente o preço de venda dos produtos a serem comercializados é fundamental para conquistar clientes....

Aumente sua receita valorizando as necessidades do cliente

Todos os anos, gestores comerciais recebem, de seus diretores, uma meta de receita a ser cumprida e elaboram diversos planos para atingi-las da melhor forma possível. No final das contas, o que se...

8 maneiras eficazes de organizar sua equipe de vendas para obter melhores resultados

Quando sua equipe de vendas está operando com desempenho máximo, a empresa prospera, as vendas aumentam, os lucros aumentam, as pessoas estão engajadas e os clientes ficam empolgados para continuar...

Melhores práticas de personalização de 2019

A personalização de sites é uma tendência para melhorar a experiência de clientes e prospects com produtos e serviços. Principalmente no mercado de materiais para a...

Como vender materiais de construção online e em marketplaces?

Se você é fabricante ou comerciante de materiais de construção, com certeza está sendo pressionado a vender produtos online ou em marketplaces. Dependendo dos detalhes do produto que você oferece,...

Aumentando suas vendas com presença online

A grande maioria dos fabricantes sabe que se precisa ter um site bem elaborado e uma boa presença online, principalmente nas mídias sociais. Eles também sabem que precisam de campanhas email...

Guia definitivo para vender bem para construtoras de pequeno e médio porte

Existem várias maneiras eficazes dos fabricantes de materiais para construção comercializarem seus produtos para construtoras, mas as melhores estratégias envolvem uma combinação entre habilidades...

4 maneiras para aumentar as vendas de materiais para construção

Se quiser expandir seu negócio de materiais para construção hoje e aumentar suas vendas, há quatro áreas que você deve se concentrar: 1. Guie seus clientes  Seus clientes estão enfrentando uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This