Toda obra ou empreendimento necessita de materiais para sua execução. Portanto, definir claramente o preço de venda dos produtos a serem comercializados é fundamental para conquistar clientes.
Durante o processo de formação do preço dos materiais a serem usados, deve-se levar em consideração o perfil de seu público alvo, antes de implementar ou mudar o preço dos produtos.
No caso de produtos que já possuem certa credibilidade no mercado, dificilmente os consumidores deixariam de comprar, mas, ainda assim, é necessário ter muita cautela.
Para trabalhar melhor a margem de lucro é importante que o lojista de materiais de construção considere todos os custos relacionados ao negócio, a precificação deve levar em conta o custo fixo da empresa, a margem de lucro e os preços de mercado.
Verificação de demanda para precificação
Existem dois tipos de demandas que devem ser verificadas, antes de se estabelecerem preços para materiais para construção (demanda inelástica ou elástica).
Dependendo do tipo de demanda verificada haverá uma influência específica no comportamento de compra do consumidor.
A demanda inelástica é aquela que não apresenta muitas variações no comportamento de compra, já no caso de uma demanda elástica, pode haver uma mudança no hábito de compra do consumidor. Confira abaixo os pontos principais para uma metodologia de precificação:
- Defina os custos: seus custos (despesas) X preço mínimo (que você consegue estabelecer);
- Identifique a percepção dos clientes sobre preços: percepção dos clientes sobre valor do produto X preço máximo (teto de quanto o cliente estaria disposto a pagar);
- Verifique o preço praticado pela concorrência: verificação do que a concorrência pratica no mercado.
Outro ponto que pode auxiliar o lojista de material de construção na formação de preços é considerar a curva abc. Essa metodologia de precificação é chamada de 3Cs que se baseia em três visões sobre como estipular preços: custos, clientes e concorrência.
Outra dica importante para o lojista de materiais para construção precificar seus produtos é tomar decisões embasadas no monitoramento diário de sua margem de lucro e no seu ticket médio.
Com essas orientações, o lojista de materiais para construção pode administrar seu negócio de forma consciente e lucrativa e estar sempre à frente de seus concorrentes.
0 comentários