Preço: como precificar produtos de materiais para construção

18 nov, 2019Dicas0 Comentários

Preço: como precificar produtos de materiais para construção

18 nov, 2019 | Dicas | 0 Comentários

Toda obra ou empreendimento necessita de materiais para sua execução. Portanto, definir claramente o preço de venda dos produtos a serem comercializados é fundamental para conquistar clientes.

Durante o processo de formação do preço dos materiais a serem usados, deve-se levar em consideração o perfil de seu público alvo, antes de implementar ou mudar o preço dos produtos.

No caso de produtos que já possuem certa credibilidade no mercado, dificilmente os consumidores deixariam de comprar, mas, ainda assim, é necessário ter muita cautela.

Para trabalhar melhor a margem de lucro é importante que o lojista de materiais de construção considere todos os custos relacionados ao negócio, a precificação deve levar em conta o custo fixo da empresa, a margem de lucro e os preços de mercado.

Verificação de demanda para precificação

Existem dois tipos de demandas que devem ser verificadas, antes de se estabelecerem preços para materiais para construção (demanda inelástica ou elástica).

Dependendo do tipo de demanda verificada haverá uma influência específica no comportamento de compra do consumidor.

A demanda inelástica é aquela que não apresenta muitas variações no comportamento de compra, já no caso de uma demanda elástica, pode haver uma mudança no hábito de compra do consumidor. Confira abaixo os pontos principais para uma metodologia de precificação:

  • Defina os custos: seus custos (despesas) X preço mínimo (que você consegue estabelecer);
  • Identifique a percepção dos clientes sobre preços: percepção dos clientes sobre valor do produto X preço máximo (teto de quanto o cliente estaria disposto a pagar);
  • Verifique o preço praticado pela concorrência: verificação do que a concorrência pratica no mercado.

Outro ponto que pode auxiliar o lojista de material de construção na formação de preços é considerar a curva abc. Essa metodologia de precificação é chamada de 3Cs que se baseia em três visões sobre como estipular preços: custos, clientes e concorrência.

Outra dica importante para o lojista de materiais para construção precificar seus produtos é tomar decisões embasadas no monitoramento diário de sua margem de lucro e no seu ticket médio.

Com essas orientações, o lojista de materiais para construção pode administrar seu negócio de forma consciente e lucrativa e estar sempre à frente de seus concorrentes.

A estratégia de venda SPIN no setor de materiais para construção

Se você atua na venda B2B de materiais para construção, provavelmente já ouviu falar sobre a estratégia de venda SPIN. Trata-se de um dos sistemas de vendas mais conhecidos do setor, o SPIN fornece...

Não engane seu cliente

Em um mundo globalizado, onde a troca de informações via internet é algo frequente, qualquer pessoa pode obter informações sobre produtos e serviços. O consumidor...

Preço: como precificar produtos de materiais para construção

Toda obra ou empreendimento necessita de materiais para sua execução. Portanto, definir claramente o preço de venda dos produtos a serem comercializados é fundamental para conquistar clientes....

Aumentando suas vendas com presença online

A grande maioria dos fabricantes sabe que se precisa ter um site bem elaborado e uma boa presença online, principalmente nas mídias sociais. Eles também sabem que precisam de campanhas email...

Guia definitivo para vender bem para construtoras de pequeno e médio porte

Existem várias maneiras eficazes dos fabricantes de materiais para construção comercializarem seus produtos para construtoras, mas as melhores estratégias envolvem uma combinação entre habilidades...

5 dicas para girar seu estoque no início do ano

As vendas de final de ano acabaram, sua empresa não conseguiu vender todo o estoque de produtos para o período e agora os clientes não estão comprando porque é início de ano? O que fazer para não...

Entendendo sobre pontuação de leads

O que é pontuação de leads? A pontuação de leads é uma metodologia usada para classificar as perspectivas em relação a uma escala que representa o valor percebido que cada lead representa para a...

3 C’s para impulsionar suas vendas: conectar, convencer, colaborar

Existem muitas dicas de como melhorar suas vendas, mas uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos para o livro “Insight Selling: Surprising Research” descobriu...

22 respostas à objeção de vendas “Não é um bom momento para comprar”

Quantas dessas objeções de vendas você já ouviu? Não é um bom momento.Me ligue de volta no próximo trimestre.Volto com você em um outro momento.Vamos pensar sobre isso.Vou ter que falar...

20 perguntas a serem feitas ao criar personas

As personas são um componente crucial do inbound marketing, principalmente para os departamentos de vendas e marketing. Afinal, a equipe de marketing precisa saber para quem está...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This