Escolha uma Página

Como vender materiais de construção online e em marketplaces?

18 nov, 2019Crescimento de vendas, Estratégias, Técnicas0 Comentários

Como vender materiais de construção online e em marketplaces?

18 nov, 2019 | Crescimento de vendas, Estratégias, Técnicas | 0 Comentários

Se você é fabricante ou comerciante de materiais de construção, com certeza está sendo pressionado a vender produtos online ou em marketplaces.

Dependendo dos detalhes do produto que você oferece, para quem vende, da dificuldade de instalação e até mesmo de como seu produto é enviado, tudo pode afetar o desempenho de sua venda online.

Conveniência sempre ganha clientes

A distribuição tradicional de materiais de construção está mudando e as empresas do setor estão sentindo-se pressionadas a se adaptar às novas exigências do mercado.

Os clientes estão exigindo seleção de produtos, maior velocidade de venda e melhores preços – o que tem forçado distribuidores a realizar menos inventário, a reduzir o número de marcas e focar apenas em produtos selecionados. Se sua marca não for um desses produtos selecionados, você provavelmente continuará tendo dificuldades nas taxas de crescimento na distribuição tradicional. Vendas online ou em marketplaces pode ser uma boa alternativa.

Conflito no canal é sempre a principal preocupação

Muitos fabricantes de materiais de construção hesitam em considerar vender em marketplaces por causa de preocupações com conflitos de canais de venda.

Enquanto eles estão preocupados com a distribuição tradicional, os clientes estão evoluindo e exigem mudanças. Existe um velho ditado que diz que “A única coisa constante é a mudança” e isso é fundamental nos negócios.

Atender as mudanças exigidas pelos clientes é o melhor caminho para o sucesso de longo prazo no setor de materiais para construção.

Como começar a vender materiais de construção online

Embora a venda online possa ser vista apenas como uma extensão de um canal de vendas, há outras considerações que precisam ser levadas em consideração.

O processo inicial é o mesmo que qualquer nova oportunidade – começar com a concepção de uma estratégia e um plano que coincida com a visão da empresa, com sua cultura e suas operações.

As lideranças da empresa devem apoiar essa iniciativa para obter sucesso. Requer esforços transformadores em muitas áreas da organização que devem ser endossadas pela gerência. Entre eles estão:

KPI e Metas – Expectativas da liderança sobre a realidade, classificação de prioridades de tempo e recursos disponíveis, planejamento de investimentos, estratégias e a elaboração de um calendário de etapas da ação.

Público-alvo – Identificar quem são, o que é necessário para convertê-los, como compram, quais são os produtos concorrentes, por que esses produtos são comprados e como a empresa se posiciona no mercado.

Conhecer as regras do e-game – Que integra as expectativas dos parceiros de mercado e seus clientes dentro da organização e da cultura, logística, remessa, RGAs e retorno, tempos de resposta, capacitadores de tecnologia como EDI, GDSN e outras formas de melhorar o desempenho de vendas em marketplaces.

Catálogo de produtos + sortimento – Quais são os produtos mais adequados ao canal a longo prazo.

Conteúdo “Digital Shelf” – Identifique o que o produto exige para oferecer suporte a uma listagem de produtos de alto desempenho para cada SKU.

Isso inclui conteúdo de cópia, recursos de imagem, dicas de instalação, detalhes de garantia, vídeos, conteúdo A + aprimorado e outras áreas de conteúdo nas plataformas.

O sucesso começa quando a liderança se envolve

O sucesso das vendas online de produtos só tem sucesso se a liderança se envolve e se existe estrutura de recursos para comércio eletrônico.

Esse canal de vendas exige a participação direta da liderança do CEO devido à transformação que será necessária. Aqueles que a tornam uma iniciativa estratégica de crescimento e se adaptam aos fatores que impulsionam o sucesso do comércio eletrônico são as que vencem.

A transformação vale a pena?

A resposta é sim. Embora o esforço inicial de levar uma organização a se destacar entre seus clientes em um primeiro momento, não há dúvida de que as mudanças feitas na organização beneficiarão todos os clientes (não apenas aqueles que compram online).

A noção de velocidade, seleção, valor e uma experiência superior é o que todo cliente deseja – e sua organização tem que focar nisso. Sem mencionar o bônus de acesso a mais clientes, mais visibilidade e crescimento a longo prazo. Um canal de vendas online deve ser prioridade para qualquer fabricante de materiais para construção.

Aumentando as vendas de materiais para construção com a automação

No segmento de materiais para construção, a automação de processos tem papel de destaque para o aumento das vendas. É neste universo que surgem oportunidades para indústrias,...

5 dicas para girar seu estoque no início do ano

As vendas de final de ano acabaram, sua empresa não conseguiu vender todo o estoque de produtos para o período e agora os clientes não estão comprando porque é início de ano? O que fazer para não...

Aumente sua receita com a venda direcionada B2B

Os compradores de B2B estão sempre realizando pesquisas online, para tomada de decisões. Eles pretendem se tornar especialistas em assuntos, sabendo que qualquer decisão errada pode ter um grande...

5 dicas para aumentar as vendas de materiais para construção na Black Friday

No próximo dia 29 de novembro acontece a Black Friday, uma das maiores ações de varejo no Brasil e no mundo. Para as empresas de materiais para construção, seja ela...

Gerando receita com a renegociação de acordos com fornecedores

Para recuperar vendas em função da crise que vive o setor de materiais para construção, muitos distribuidores industriais estão buscando, na renegociação de contratos com fornecedores, novos...

Ferramentas de software para personalização e recomendação de sites

Esta é a atualização mais recente de 2019, na qual comparamos toda a gama de opções de ferramentas de personalização gratuitas a serviços corporativos e de baixo custo nessas cinco...

Não engane seu cliente

Em um mundo globalizado, onde a troca de informações via internet é algo frequente, qualquer pessoa pode obter informações sobre produtos e serviços. O consumidor...

Vendendo para pequenas e médias empresas

Resumidamente, pequenas e médias empresas têm menos de 500 funcionários e geralmente são startups, negócios locais ou pequenas empresas. As PMEs geralmente têm ciclos de vendas mais curtos o que...

22 respostas à objeção de vendas “Não é um bom momento para comprar”

Quantas dessas objeções de vendas você já ouviu? Não é um bom momento.Me ligue de volta no próximo trimestre.Volto com você em um outro momento.Vamos pensar sobre isso.Vou ter que falar...

4 maneiras para aumentar as vendas de materiais para construção

Se quiser expandir seu negócio de materiais para construção hoje e aumentar suas vendas, há quatro áreas que você deve se concentrar: 1. Guie seus clientes  Seus clientes estão enfrentando uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This