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KPIs de marketing online obrigatórios para fabricantes

28 fev, 2020Dicas, Técnicas0 Comentários

KPIs de marketing online obrigatórios para fabricantes

28 fev, 2020 | Dicas, Técnicas | 0 Comentários

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de acompanhamento de resultados que devem ser utilizados para definir qualquer tipo de estratégia de marketing.

Qualquer empresa, inclusive do segmento de materiais para construção, precisa criar uma estratégia de marketing adequada para comercializar produtos e serviços.

Com base em KPIs, a estratégia fica mais fácil de ser aplicada, porque é possível definir objetivos e metas a serem cumpridas e ter uma ideia de como alcançar esses objetivos.

Nesse artigo apresentamos os principais KPIs para uma estratégia de marketing online.

Tráfego do site

Por que monitorar o tráfego do seu site? Aumentar o tráfego do site significa aumentar a conscientização da marca B2B e ampliar oportunidades para gerar mais leads.

Se o tráfego do seu site não estiver aumentando, provavelmente você não está alcançando seus clientes potenciais. Isso significa que você precisa ajustar sua estratégia.

O tráfego do site é um dos KPIs básicos, mas muito importante. O tráfego do site é uma soma dos visitantes que o visitaram em um determinado período. Ferramentas como HubSpot e Google Analytics podem fornecer esses dados.

É necessário monitorar o tráfego geral do site para monitorar o crescimento de acessos que ocorrem mês a mês. Uma estratégia eficaz de inbound marketing, por exemplo, permite observar um aumento de pelo menos 10% no tráfego todos os meses.

Tráfego do blog

O monitoramento do tráfego do blog é importante para acompanhar se os clientes potenciais estão sendo alcançados e se os tópicos publicados são atrativos. Se o tráfego do blog está ruim, é hora de repensar tópicos ou palavras-chave.

Por que diferenciar o tráfego do blog do tráfego geral do site? As páginas regulares de sites tendem a promover seus produtos e serviços, além de destacar sua história e seus princípios.

O blog deve ser utilizado para divulgar temas que atraiam clientes que se interessem pelos produtos e serviços que você comercializa, mas não necessariamente para vender produtos e serviços.

O conteúdo do blog atinge seus clientes potenciais quando eles pesquisam um problema que sua empresa resolve. Portanto, o tráfego do seu blog informa se você está atraindo clientes em potencial que podem ser convertidos em leads.
 

Métricas do Google

Impressões de palavras-chave, classificação e taxa de cliques

Para monitorar sua presença online é necessário acompanhar indicadores como impressões de palavras chave, classificação da página no google e taxas de cliques.

Existe um conjunto de palavras-chave que devem ser bem classificadas no Google, para que seu site ou blog estejam em evidência.

Essas palavras-chave abrem as portas para visitantes e leads de alta qualidade. Os seguintes KPIs informarão se você escolheu palavras-chave de primeira ou ruins.

Impressões de palavras-chave – O número de vezes que seu site apareceu nos resultados de pesquisa de uma determinada palavra-chave, independentemente de seu site ter sido visitado ou não.

O Google Analytics é o melhor recurso para rastrear esse KPI. Se você deseja receber cliques, precisa saber que seu site está sendo exibido. Esse KPI é mais importante quando o site está listado além da página dois dos resultados da pesquisa.

Classificação das palavras-chave – É o mais direto possível. Qual é a classificação do seu site para uma determinada palavra-chave? A posição um (ou zero) é o ponto cobiçado! Todo mundo quer classificar primeiro as melhores palavras-chave.
 
Esse KPI é especialmente útil para identificar palavras-chave que estão melhorando ou subindo drasticamente. Identifique uma palavra-chave valiosa para dar mais foco e aumentar ainda mais suas visitações. Identifique as palavras-chave que você classificou bem para descobrir por que elas caíram e corrija o problema.

A taxa de cliques (CTR) indica a percentagem de usuários que viram seu site (uma impressão) nos resultados da pesquisa e, em seguida, clicaram nele e visitaram seu site.
 
Uma CTR mais baixa pode sugerir alguns problemas. Primeiro, sua página pode não ser relevante o suficiente para a pesquisa do usuário e, portanto, não atrai o pesquisador.

Segundo, o título da página e/ou a meta descrição podem exigir algum ajuste fino para atrair o pesquisador a clicar.

Métricas de mídias sociais

Alcance e engajamento

As mídias sociais são importantíssimas para produtores de conteúdo. As redes sociais atraem diversos visitantes para o site.

Os KPIs para mídias sociais impactarão diretamente os KPIs descritos anteriormente. Monitore-os para identificar oportunidades de sucesso nas mídias sociais e melhorar o reconhecimento da marca.

Alcance social – Mede seus seguidores nas mídias sociais. Quanto maior o número de seguidores, maior é o público-alvo para consumir, compartilhar e promover seu conteúdo.
 
Porém, não são todas as redes sociais que geram resultados para sua empresa. É necessário descobrir quais redes sociais podem trazer os melhores resultados.  

O ideal é testar cada plataforma para identificar aquela que atende suas necessidades. As principais são Twitter, Facebook e LinkedIn, mas existem muitas outras opções.

Engajamento social – Mede o quanto os seguidores sociais interagem com suas redes sociais. É necessário monitorar e otimizar as atividades sociais para melhorar o número de compartilhamentos sociais, curtidas e comentários.

KPIs

Taxas de cliques do CTA

CTA é a abreviação de Call to Action (botão ou link que ao ser clicado, exige que o usuário realize uma ação. Essa ação geralmente é um clique e também pode ser monitorada através de um indicador ou KPI que analisa a taxa de cliques sobre o CTA.

Para avaliar a taxa de cliques, é importante testar o posicionamento de CTAs, emparelhar CTAs com conteúdo e utilizar mensagens/recursos visuais com CTAs.

Uma alta taxa de cliques no CTA significa que seu CTA é altamente relevante para o visitante. Uma taxa de clique baixa significa que seu CTA não é interessante.

Você deve usar CTAs (chamadas à ação) no seu site para gerar leads. Os CTAs promovem ‘ofertas’ ou oportunidades de conversão em seu website.

Taxa de conversão da página de destino

Se alguém visitar sua página de destino, você quer que ele se torne um lead. Otimize esse KPI para aumentar o volume de leads.

Suas páginas de destino foram criadas com um único objetivo: converter seu possível cliente em cliente potencial. As páginas de destino oferecem algo de valor em troca de suas informações de contato.

O KPI para páginas de destino é a taxa de conversão ou a percentagem de clientes potenciais que visitaram a página de destino e enviaram o formulário. Queremos ver uma taxa de conversão mínima de 2% nas páginas de destino.

A taxa de conversão da sua página de destino fornece várias informações, incluindo:

  • Se o valor da oferta é explicado suficientemente bem;
  • Se o valor da oferta garante a quantidade de informações de contato solicitadas;
  • Se a oferta é relevante o suficiente para o cliente em potencial;
  • Se a proposta de valor do CTA é expressa corretamente.

Taxa de conversão de visitantes em leads

Este é um KPI extremamente importante para qualquer empresa. Os visitantes são ótimos, mas eles estão realizando a ação que você deseja que eles realizem? Eles estão se transformando em leads? Converter visitantes em leads é um passo importante para fazer uma venda.

O ideal é acompanhar sua taxa de conversão e tentar otimizá-la, pelo menos duas vezes por semana.

Taxa Lead-to-MQL

Esse KPI tem critérios diferentes para cada empresa. Você deve melhorar constantemente a percentagem de leads qualificados para aumentar as oportunidades de vendas.

Os MQLs, ou leads qualificados em marketing, devem atender a um nível de qualificação acordado com toda a empresa para serem enviados à sua equipe de vendas para qualificação adicional.

Os MQLs podem ser contatos de empresas do setor certo, do tamanho certo e ter o número certo de funcionários para serem um cliente em potencial.

Ter mais MQLs significa que você está atraindo os visitantes certos do site e convertendo leads de qualidade. Esse KPI será um número menor que a taxa de conversão geral de visitantes em leads. Leads não qualificados podem vir de todo o lado – pode haver alunos usando seus e-books para um trabalho que estão escrevendo ou colegas que se beneficiariam com o guia que você escreveu.

Taxa de MQL para SQL

Uma taxa crescente de MQL para SQL indica que seu marketing está atraindo, convertendo e qualificando leads antes de passar para as vendas para obter mais qualificação. Isso significa que sua equipe de vendas está focada em oportunidades reais, não perdendo tempo com causas perdidas.

Os leads qualificados para marketing que passam para sua equipe de vendas esperam que acabem como SQLs ou leads qualificados para vendas.

Um lead qualificado para vendas está muito mais próximo de fazer uma compra do que um MQL. Para ser um SQL, as vendas devem determinar se o lead é qualificado como BANT (orçamento, autoridade, necessidade e prazo).

Como o lead para a taxa MQL, o KPI do MQL para SQL será um número ainda menor. Imagine um funil com todos os leads no topo, MQLs no meio e SQLs na parte inferior.

Taxa de conversão leads em clientes

A taxa de conversão de leads em clientes simplesmente mostra qual percentagem da quantidade de lead gerado se transformou em clientes. Como fabricante, essa será uma pequena percentagem.

Esse KPI informa quantos leads você precisa gerar para obter um novo cliente. Combinado com a taxa de visitantes por lead, você saberá quanto tráfego precisa por mês para obter esse cliente.

Os leads não significam nada se não tiverem uma percentagem mínima que se transformou em cliente. Todos os outros KPIs se reúnem para criar esse número. O trabalho que você faz para melhorar os outros números é a maneira mais fácil de aumentar a taxa de conversão de leads em clientes.

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