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Gerando receita com a renegociação de acordos com fornecedores

18 nov, 2019Crescimento de vendas, Estratégias0 Comentários

Gerando receita com a renegociação de acordos com fornecedores

18 nov, 2019 | Crescimento de vendas, Estratégias | 0 Comentários

Para recuperar vendas em função da crise que vive o setor de materiais para construção, muitos distribuidores industriais estão buscando, na renegociação de contratos com fornecedores, novos caminhos na geração de receita a na obtenção de lucros.

Muitos distribuidores, portanto, resolveram renegociar acordos comerciais com seus fornecedores e, na maioria das vezes, têm garantido aumentos na receita e no lucro de suas empresas.

Melhorando as relações com fornecedores

Boas relações com fornecedores impulsionam o crescimento do distribuidor de duas maneiras: permitem o cultivo conjunto de uma base fiel de clientes e fornecem uma fonte importante de receita por meio de acordos comerciais, com descontos especiais nos preços dos produtos comercializados.

A receita desses contratos pode ajudar os distribuidores a melhorar seus resultados, a devolver maior valor aos acionistas – e, é claro, a financiar iniciativas de crescimento, como expansão do mercado e projetos de transformação digital que impulsionam a eficiência.

Apesar disso, poucos distribuidores têm adotado uma abordagem estratégica abrangente para gerenciar seus acordos comerciais com fornecedores. Por que alguns distribuidores não têm renegociado contratos com seus fornecedores? Muitas vezes isso ocorre porque os distribuidores não têm os sistemas e processos adequados para gerenciar esses acordos.

3 passos para melhorar a colaboração de distribuidores com fornecedores

Quando se trata de um gerenciamento inteligente de contratos comerciais, é fundamental a colaboração estreita com os fornecedores. Aqui estão três passos simples para qualquer distribuidor impulsionar o crescimento de sua empresa.

a) Identifique os fornecedores que apresentam a maior oportunidade para o seu negócio e, em seguida, negocie acordos que ajudarão ambas as organizações a alcançar seus objetivos de crescimento.

b) Padronize processos e crie uma única fonte de informações. Concorde com uma abordagem sistemática ao conteúdo de contratos comerciais, aprovação interna e aprovação de fornecedores, gerenciamento de alterações e cálculos de ganhos com descontos – e registre os contratos onde eles possam ser vistos por ambas as partes.

c) Monitore o progresso junto com seus fornecedores. Tanto o distribuidor quanto seus fornecedores precisam ser capazes de acompanhar o desempenho em relação aos acordos comerciais e corrigir o curso, se não estiverem obtendo os benefícios pretendidos.

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