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Ferramentas de software para personalização e recomendação de sites

1 nov, 2019Personalização, Técnicas0 Comentários

Ferramentas de software para personalização e recomendação de sites

1 nov, 2019 | Personalização, Técnicas | 0 Comentários

Esta é a atualização mais recente de 2019, na qual comparamos toda a gama de opções de ferramentas de personalização gratuitas a serviços corporativos e de baixo custo nessas cinco categorias:  

  1. Personalização baseada em ferramentas de análise
  2. Customização de varejo
  3. Personalização do sistema de gerenciamento de conteúdo ou comércio
  4. Personalização de sites B2B como parte da automação de marketing
  5. Bibliotecas e módulos de código de customização

Definindo personalização  

As oportunidades para aplicar a customização agora são muito mais amplas do que as recomendações iniciais de produtos de varejo.  

“A personalização da experiência digital é a veiculação dinâmica de recomendações personalizadas de conteúdo, produto ou oferta promocional para visitantes do site ou usuários de aplicativos, com base em suas características e comportamento intencional para apoiar as metas de conversão e engajamento a longo prazo”.

Embora muitos de nós tenhamos experimentado personalização através de recomendações de produtos de varejo, como as da Amazon, a definição mostra a relevância da customização para todos os tipos de negócios. 

As quatro categorias de serviços de personalização e recomendação.

Categoria 1. Personalização integrada com análise da web

Quando os serviços de personalização da web apareceram, eles faziam parte de soluções de análise caras, disponíveis apenas para as maiores empresas, mas hoje existem muitos serviços adequados para pequenas empresas. Estes são dois dos serviços originais que estão disponíveis hoje em um novo disfarce e, em seguida, um “garoto novo e completamente novo”.

O Adobe Target é um dos mecanismos de customização mais estabelecidos que evoluiu do Touch Clarity original em 2004 e depois integrado ao pacote de análise Omniture como Test and Target.

Recomendações de produtos IBM – O Coremetrics Intelligent Offer foi amplamente utilizado pelos varejistas para análise, mas desde que a aquisição pela IBM foi oferecida como um produto separado.

Google Optimize 360 – Esta é a oferta mais recente de serviços de análise adicionada na atualização mais recente desta página. O Optimize está disponível gratuitamente como teste AB para todos os usuários do GA, com alguns recursos de personalização, mas a versão completa dessa opção de customização está disponível apenas para assinantes corporativos atualmente.

Categoria 2. Software de customização como serviço (SaaS) para comércio eletrônico

A segunda categoria que analisamos aqui é especificamente para pesquisa e comércio eletrônico de comércio eletrônico, fornecendo canais automatizados de produtos usando dados comportamentais agregados (aqueles que visualizaram isso e também exibiram isso) e recomendações pessoais (você comprou anteriormente e pode gostar).

Essas opções podem ser consideradas os principais serviços de personalização de varejo que devem constar na sua lista longa para comparação, se você estiver procurando por um serviço separado da sua solução de comércio eletrônico ou gerenciamento de conteúdo.

  • Apptus  
  • Barilliance – Personalização SaaS para comércio eletrônico  
  • Bunting Website  
  • Certona  
  • ChoiceStream   
  • Rendimento dinâmico  
  • Evergage (inclui B2B)  
  • Emarsys  
  • Monetize o mecanismo de customização inteligente  
  • Omniconvert  
  • Personyze  
  • Personalização otimizada  
  • Pure360 – Personalização de comércio eletrônico  
  • Pureclarity – personalização de comércio eletrônico  
  • Relevância   
  • Qubit  
  • Yusp  
  • Kameleoon  

Se você estiver procurando uma comparação estruturada entre os serviços de personalização, recomendo esta comparação de recursos baseada em tabela dos serviços de customização da agência Freshegg.

Categoria 3. Recursos de personalização disponíveis como parte dos sistemas de gerenciamento CMS ou Commerce

De acordo com o comentário de Damien da Digicon, Episerver, Sitecore, Kentico e Adobe com alvo tem ferramentas embutidas para personalizar o conteúdo com base em várias regras, como a geolocalização, termos de pesquisa, referências, levam pontuações e também fornecer personalização mais avançada com base em comportamento e perfis do usuário.

Episerver tem uma abordagem interessante da customização, que eles descrevem como “personalização sem regras: mais inteligência, menos trabalho”.

Em vez da customização tradicional baseada em regras usada por muitos dos serviços especializados, isso aplica aprendizado de máquina e análise estatística aos dados comportamentais do visitante para personalizar páginas de categorias e produtos sem a necessidade de configuração de regras.

A solução de comércio eletrônico de código aberto Magento também possui extensões de customização disponíveis, como Personalização do Produto, Commerce Stack.

Categoria 4. Ferramentas de customização de B2B, automação de marketing e site de editor

O Evergage é recomendado como uma ferramenta que se encaixa melhor nessa categoria, que possui uma ampla variedade de opções para personalizar a personalização do marketing de conteúdo em diferentes veiculações em um site. Outras alternativas para customização B2B ou personalização de consumidor não-varejo são:

  • BrightInfo  (custo-benefício)  
  • Idioms  (empresa)  
  • Ion Interactive (empresa)  
  • Sitespect  (intermediário)  

Da mesma forma que os sistemas de gerenciamento de conteúdo agora integram a personalização, os sistemas de automação de marketing começaram a incluir essa opção. Esses incluem:

  • HubSpot – inclui um recurso de ‘Conteúdo Inteligente’ para fornecer conteúdo relevante. Eles explicam: ‘Com o Conteúdo Inteligente, você pode fornecer conteúdo especificamente adaptado ao local onde o cliente está em processo de compra ou conteúdo direcionado às pessoas na primeira vez em que elas acessam. O Conteúdo inteligente permite que você direcione o conteúdo com base em qualquer coisa que você saiba sobre seus contatos, conhecidos como tokens de customização. Também oferece customização de frases de chamariz.
  • Marketo – O Marketo possui regras para converter a maioria dos visitantes anônimos em um site com base em interações anteriores com o conteúdo do site. Ele também oferece segmentação de marketing baseada em contas das principais contas.  
  • Salesforce – Este serviço usa o recurso de inteligência artificial ‘Einstein’ para personalização para fornecer o próximo melhor produto.

Categoria 5. Bibliotecas e módulos de código de customização  

No final de 2018, a Amazon disponibilizou seu serviço Amazon Customize gratuitamente, como parte do Amazon WebServices.

Ele é anunciado como ‘Personalização em tempo real e recomendação para todos’. Como parte dessa iniciativa, a Amazon disponibilizou seus cursos internos para desenvolvedores de Machine Learning, assim como o Google.

Seus cursos também abrangem os fundamentos do aprendizado de máquina e do aprendizado profundo.

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