5 dicas para girar seu estoque no início do ano

16 jan, 2020Crescimento de vendas, Estratégias0 Comentários

5 dicas para girar seu estoque no início do ano

16 jan, 2020 | Crescimento de vendas, Estratégias | 0 Comentários

As vendas de final de ano acabaram, sua empresa não conseguiu vender todo o estoque de produtos para o período e agora os clientes não estão comprando porque é início de ano? O que fazer para não perder a lucratividade da empresa e começar bem o ano novo?

Ficar se lamentando, com certeza, não é a melhor opção! Agora é a hora de pensar em estratégias eficientes para movimentar sua loja e girar o estoque que sobrou de final de ano.

Neste post apresentamos 5 dicas importantes de estratégia de vendas para você já começar a vender agora e não se desesperar com os resultados no final do mês. Confira!

1. Verifique o que não foi vendido

O primeiro passo é fazer uma análise profunda de seu mix de produtos e identificar os itens que não venderam bem no final de ano e sobraram no estoque. 

Com essas informações fica mais fácil tomar uma decisão estratégica com foco nas próximas etapas, as quais você deverá seguir para começar a vender.

  • Primeiramente, liste quais e quantos produtos sobraram no seu estoque;
  • Em seguida, liste também o preço de compra e os custos envolvidos na aquisição dos produtos estocados;

Lembre-se: por mais importante que seja girar seu estoque, liberar espaço e fazer caixa, sua empresa não pode ficar no prejuízo!

2. Trabalhe com descontos para girar o estoque

Com os impostos de início de ano,  ninguém tem dinheiro para gastar, mas, a maioria dos consumidores não resiste a promoções. Portanto, se você abaixar os preços de seus produtos em estoque, com certeza vai atrair muita gente. 

Uma promoção bem planejada pode causar, no consumidor, a sensação de que comprar seus produtos neste momento é uma excelente oportunidade de consumo.

Se a oferta for realmente tentadora, até mesmo quem não pensava em ter o produto pode acabar comprando para “aproveitar a promoção”. O Importante é ser criativo.

Arrume a vitrine para expor os artigos em oferta, mande um e-mail para a sua lista de clientes, divulgue a promoção nas redes sociais, faça ligações individuais, envie SMS e até mensagens via WhatsApp. Utilize todos seus canais de venda para comercializar seus produtos estocados.

3. Faça promoções criativas

Use a psicologia para despertar os desejos de compra do cliente. Demonstre formas pouco conhecidas para utilização de seus produtos e os benefícios gerados por esta utilização.

Sugira o produto como uma forma de presentear alguém ou realizar um sonho. Tudo vai depender do perfil do seu público e do tipo de produto que você comercializa. Libere sua criatividade e pense nas mais diversas possibilidades para vender seus produtos.

4. Mude a decoração

No caso de vendas em lojas físicas, investir em uma decoração temática, tendo como tema o verão ou o período de férias escolares, pode ser uma boa ideia para atrair mais clientes. Essas temáticas também podem ser estendidas para todos seus canais de vendas, isto é, desde a loja física até seu e-commerce e redes sociais.

Como se trata da estação mais alegre do ano, nada melhor que levantar o astral da sua loja para vender mais durante as férias.

Uma boa estratégia de vendas é incorporar seus produtos a situações e cenários que lembrem o verão, demonstrando como eles podem ser utilizados nessa época do ano.

5. Disponibilize mais formas de pagamento

Ampliar as formas de pagamento para facilitar a experiência de compra também é uma excelente opção para limpar o estoque. A venda no crediário próprio é uma boa iniciativa para agregar benefícios aos produtos e ao atendimento de sua loja. 

Quanto ao risco de inadimplência, um sistema automatizado pode realizar a tarefa de analisar esse risco, cruzando dados históricos de consumo, no momento da venda. 

Agora que você já aprendeu o que fazer para vender mais e girar o estoque no começo do ano novo, não deixe o aprendizado apenas na teoria. Utilize estratégias adequadas para melhorar hoje mesmo a lucratividade da sua empresa.

Conheça mais dicas como estas no site Melhorando suas Vendas e nas nossas redes sociais. Também encontre as melhores soluções tecnológicas para aumentar as vendas de sua loja de materiais para construção com o Business Integrator.

Se preferir, pode deixar um comentário sobre este artigo no espaço abaixo. Adoraríamos ouvir sua opinião sobre o assunto!

Preço: como precificar produtos de materiais para construção

Toda obra ou empreendimento necessita de materiais para sua execução. Portanto, definir claramente o preço de venda dos produtos a serem comercializados é fundamental para conquistar clientes....

22 respostas à objeção de vendas “Não é um bom momento para comprar”

Quantas dessas objeções de vendas você já ouviu? Não é um bom momento.Me ligue de volta no próximo trimestre.Volto com você em um outro momento.Vamos pensar sobre isso.Vou ter que falar...

Aumente sua receita valorizando as necessidades do cliente

Todos os anos, gestores comerciais recebem, de seus diretores, uma meta de receita a ser cumprida e elaboram diversos planos para atingi-las da melhor forma possível. No final das contas, o que se...

8 estratégias vencedoras para o crescimento de vendas

O sucesso da sua empresa depende da performance de sua equipe de vendas, pois são as elas que geram resultados. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento de vendas. Confira 8 estratégias vencedoras para aumentar suas vendas neste post!

Dicas para driblar as principais objeções de venda

Existem diversas objeções de vendas que, muitas vezes, são difíceis de superar. Porém, isso não é impossível. A seguir, apresentamos algumas dicas de como lidar com as principais e mais comuns...

4 maneiras para aumentar as vendas de materiais para construção

Se quiser expandir seu negócio de materiais para construção hoje e aumentar suas vendas, há quatro áreas que você deve se concentrar: 1. Guie seus clientes  Seus clientes estão enfrentando uma...

Melhores práticas de personalização de 2019

A personalização de sites é uma tendência para melhorar a experiência de clientes e prospects com produtos e serviços. Principalmente no mercado de materiais para a...

30 técnicas de vendas B2B que funcionam

A venda eficaz em um contexto B2B geralmente requer mais pesquisa e planejamento do que a venda tradicional de B2C.   O ciclo de vendas B2B é mais longo e você costuma interagir com várias...

Aumentando as vendas de materiais para construção com a automação

No segmento de materiais para construção, a automação de processos tem papel de destaque para o aumento das vendas. É neste universo que surgem oportunidades para indústrias,...

KPIs de marketing online obrigatórios para fabricantes

Os KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de acompanhamento de resultados que devem ser utilizados para definir qualquer tipo de estratégia de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This