Escolha uma Página

5 dicas para girar seu estoque no início do ano

16 jan, 2020Crescimento de vendas, Estratégias0 Comentários

5 dicas para girar seu estoque no início do ano

16 jan, 2020 | Crescimento de vendas, Estratégias | 0 Comentários

As vendas de final de ano acabaram, sua empresa não conseguiu vender todo o estoque de produtos para o período e agora os clientes não estão comprando porque é início de ano? O que fazer para não perder a lucratividade da empresa e começar bem o ano novo?

Ficar se lamentando, com certeza, não é a melhor opção! Agora é a hora de pensar em estratégias eficientes para movimentar sua loja e girar o estoque que sobrou de final de ano.

Neste post apresentamos 5 dicas importantes de estratégia de vendas para você já começar a vender agora e não se desesperar com os resultados no final do mês. Confira!

1. Verifique o que não foi vendido

O primeiro passo é fazer uma análise profunda de seu mix de produtos e identificar os itens que não venderam bem no final de ano e sobraram no estoque. 

Com essas informações fica mais fácil tomar uma decisão estratégica com foco nas próximas etapas, as quais você deverá seguir para começar a vender.

  • Primeiramente, liste quais e quantos produtos sobraram no seu estoque;
  • Em seguida, liste também o preço de compra e os custos envolvidos na aquisição dos produtos estocados;

Lembre-se: por mais importante que seja girar seu estoque, liberar espaço e fazer caixa, sua empresa não pode ficar no prejuízo!

2. Trabalhe com descontos para girar o estoque

Com os impostos de início de ano,  ninguém tem dinheiro para gastar, mas, a maioria dos consumidores não resiste a promoções. Portanto, se você abaixar os preços de seus produtos em estoque, com certeza vai atrair muita gente. 

Uma promoção bem planejada pode causar, no consumidor, a sensação de que comprar seus produtos neste momento é uma excelente oportunidade de consumo.

Se a oferta for realmente tentadora, até mesmo quem não pensava em ter o produto pode acabar comprando para “aproveitar a promoção”. O Importante é ser criativo.

Arrume a vitrine para expor os artigos em oferta, mande um e-mail para a sua lista de clientes, divulgue a promoção nas redes sociais, faça ligações individuais, envie SMS e até mensagens via WhatsApp. Utilize todos seus canais de venda para comercializar seus produtos estocados.

3. Faça promoções criativas

Use a psicologia para despertar os desejos de compra do cliente. Demonstre formas pouco conhecidas para utilização de seus produtos e os benefícios gerados por esta utilização.

Sugira o produto como uma forma de presentear alguém ou realizar um sonho. Tudo vai depender do perfil do seu público e do tipo de produto que você comercializa. Libere sua criatividade e pense nas mais diversas possibilidades para vender seus produtos.

4. Mude a decoração

No caso de vendas em lojas físicas, investir em uma decoração temática, tendo como tema o verão ou o período de férias escolares, pode ser uma boa ideia para atrair mais clientes. Essas temáticas também podem ser estendidas para todos seus canais de vendas, isto é, desde a loja física até seu e-commerce e redes sociais.

Como se trata da estação mais alegre do ano, nada melhor que levantar o astral da sua loja para vender mais durante as férias.

Uma boa estratégia de vendas é incorporar seus produtos a situações e cenários que lembrem o verão, demonstrando como eles podem ser utilizados nessa época do ano.

5. Disponibilize mais formas de pagamento

Ampliar as formas de pagamento para facilitar a experiência de compra também é uma excelente opção para limpar o estoque. A venda no crediário próprio é uma boa iniciativa para agregar benefícios aos produtos e ao atendimento de sua loja. 

Quanto ao risco de inadimplência, um sistema automatizado pode realizar a tarefa de analisar esse risco, cruzando dados históricos de consumo, no momento da venda. 

Agora que você já aprendeu o que fazer para vender mais e girar o estoque no começo do ano novo, não deixe o aprendizado apenas na teoria. Utilize estratégias adequadas para melhorar hoje mesmo a lucratividade da sua empresa.

Conheça mais dicas como estas no site Melhorando suas Vendas e nas nossas redes sociais. Também encontre as melhores soluções tecnológicas para aumentar as vendas de sua loja de materiais para construção com o Business Integrator.

Se preferir, pode deixar um comentário sobre este artigo no espaço abaixo. Adoraríamos ouvir sua opinião sobre o assunto!

5 dicas para girar seu estoque no início do ano

As vendas de final de ano acabaram, sua empresa não conseguiu vender todo o estoque de produtos para o período e agora os clientes não estão comprando porque é início de ano? O que fazer para não...

Entendendo sobre pontuação de leads

O que é pontuação de leads? A pontuação de leads é uma metodologia usada para classificar as perspectivas em relação a uma escala que representa o valor percebido que cada lead representa para a...

Aumentando suas vendas com presença online

A grande maioria dos fabricantes sabe que se precisa ter um site bem elaborado e uma boa presença online, principalmente nas mídias sociais. Eles também sabem que precisam de campanhas email...

8 maneiras eficazes de organizar sua equipe de vendas para obter melhores resultados

Quando sua equipe de vendas está operando com desempenho máximo, a empresa prospera, as vendas aumentam, os lucros aumentam, as pessoas estão engajadas e os clientes ficam empolgados para continuar...

Aumentando as vendas de materiais para construção com a automação

No segmento de materiais para construção, a automação de processos tem papel de destaque para o aumento das vendas. É neste universo que surgem oportunidades para indústrias,...

Guia definitivo para vender bem para construtoras de pequeno e médio porte

Existem várias maneiras eficazes dos fabricantes de materiais para construção comercializarem seus produtos para construtoras, mas as melhores estratégias envolvem uma combinação entre habilidades...

8 estratégias vencedoras para o crescimento de vendas

O sucesso da sua empresa depende da performance de sua equipe de vendas, pois são as elas que geram resultados. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento de vendas. Confira 8 estratégias vencedoras para aumentar suas vendas neste post!

Vendendo para pequenas e médias empresas

Resumidamente, pequenas e médias empresas têm menos de 500 funcionários e geralmente são startups, negócios locais ou pequenas empresas. As PMEs geralmente têm ciclos de vendas mais curtos o que...

5 dicas para aumentar as vendas de materiais para construção na Black Friday

No próximo dia 29 de novembro acontece a Black Friday, uma das maiores ações de varejo no Brasil e no mundo. Para as empresas de materiais para construção, seja ela...

30 técnicas de vendas B2B que funcionam

A venda eficaz em um contexto B2B geralmente requer mais pesquisa e planejamento do que a venda tradicional de B2C.   O ciclo de vendas B2B é mais longo e você costuma interagir com várias...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This