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8 estratégias vencedoras para o crescimento de vendas

11 out, 2019Crescimento de vendas, Dicas, Estratégias

8 estratégias vencedoras para o crescimento de vendas

11 out, 2019 | Crescimento de vendas, Dicas, Estratégias

O sucesso da sua empresa depende da performance de sua equipe de vendas, pois são as elas que geram resultados. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento de vendas. 

Existem várias estratégias que você pode usar para incentivar o crescimento das vendas e aumentar a receita de sua empresa, porém, precisam ser implementadas com cuidado e consideração. Veja, a seguir, 8 estratégias para incentivar o aumento das vendas em materiais para construção:

1. Avalie seu sistema atual

Se você está vendendo pouco, é importante avaliar seu sistema atual de vendas e revisá-lo. As estratégias de vendas e marketing mais modernas envolvem análises regulares de informações e permitem que empresários acompanhem mais de perto o que está ocorrendo com seus negócios.

Por isso, investir em softwares que fazem análises profundas de performance de vendas e que disponibilizam relatórios completos para tomada de decisões é uma excelente iniciativa.

Entretanto, antes de implementar qualquer estratégia de vendas, é preciso garantir que as informações de base da sua empresa estejam corretas, pois quaisquer melhorias em cima de informações incorretas podem causar mais falhas.

2. Explore os mercados que você já atua

Muitas empresas buscam mais crescimento ao invés de explorar completamente o mercado onde já atuam. Note que sua empresa já possui um sistema e uma estrutura definidos. Então, por que não explorar por completo seu atual mercado?

Se você começar a expandir seus negócios sem estar bem estruturado no mercado atual, desperdiçará recursos e prejudicará o potencial de crescimento e receita da sua empresa. Sua equipe de vendas já está familiarizada com o seu mercado atual e sabe como lidar com o processo para alcançar novos clientes e aumentar a base de clientes. Essa é a maneira mais fácil de obter algum crescimento nas vendas a curto prazo.

3. Amplie as linhas de produtos

Uma das melhores maneiras de aumentar o crescimento das vendas é aumentar suas linhas de produtos.

Por exemplo, uma empresa de materiais para construção que fabrica somente aço carbono pode começar a fabricar aço inoxidável para alcançar um outro público do mercado.

Existem várias maneiras para você expandir sua linha de produtos sem que seja necessário fazer um novo planejamento de vendas. Você pode perguntar aos seus atuais clientes, ou através de pesquisas, sobre possíveis ideias de produtos, relacionados com suas atuais linhas de produção, que são do interesse deles.

4. Defina personas para comercializar seus produtos

A segmentação de clientes é fundamental para aumentar suas vendas de forma frequente. Com um público alvo bem definido, as vendas ficam mais fáceis e mais eficientes:

Por exemplo, uma loja de materiais para construção de pequeno porte pode vender seus produtos para moradores do bairro onde está instalada ou para um home center que necessite de seus produtos. Então, vender nestes dois nichos pode oferecer uma grande escala de vendas.

Você precisa conhecer muito bem os produtos e serviços que comercializa para saber a quem eles podem interessar. Lembre-se, você pode encontrar possíveis consumidores em lugares inesperados, portanto é uma boa ideia manter sempre os olhos abertos. Se você explorar diversas bases de clientes, perceberá um crescimento nas vendas e nas receitas.

5. Considere exportar

Poucas empresas se preocupam em exportar produtos e as que não tem essa preocupação perdem uma enorme perspectiva de crescimento.

No entanto, para exportar produtos é preciso estar preparado: a exportação oferece alguns desafios que acabam trazendo transtornos e aborrecimentos para o empresário, principalmente no que diz respeito a remessas e cobranças internacionais.

Porém, o potencial de crescimento das vendas por exportação pode compensar o enfrentamento das dificuldades. 

6. Considere novos canais de distribuição

A maioria dos clientes deseja ter fácil acesso a produtos e serviços, mas isso nem sempre é simples para as empresas.

Mesmo que você crie uma filial em cada estado ou cidade em que você comercializa produtos e serviços, isso exigirá tempo, esforço e dinheiro.

Por este motivo, o ideal é encontrar diferentes canais de distribuição que, além de ampliar a divulgação de seus produtos e serviços, também reduzem os custos das operações. 

Você pode fazer parceria com distribuidores, atacadistas e outros estabelecimentos, ou até mesmo formar uma associação com varejistas online e empresas de comércio eletrônico. Através dessas parcerias, é possível perceber um crescimento quase imediato das vendas e receitas globais da empresa.

7. Não deixe de participar de seminários e treinamentos de vendas

O aumento das vendas de sua empresa, no final das contas, depende muito das habilidades e da atuação de sua equipe de vendas. 

E se você deseja realmente ver crescimento em suas vendas, precisa garantir que sua equipe de vendas permaneça sempre atualizada em relação às exigências do mercado. Você pode oferecer cursos de atualização e seminários frequentes para garantir que seus funcionários estejam sempre inteirados sobre as técnicas de vendas e com alto desempenho.

Seminários e treinamentos podem ensinar novas técnicas à sua equipe e fornecer informações necessárias para melhorar o desempenho geral da equipe. Isso ajuda a elevar o crescimento das vendas e também causa impacto direto na reputação da sua empresa.

8. Adicione um toque pessoal às suas comunicações com os clientes

Outro fator importante para aumentar as vendas de sua empresa é estabelecer um relacionamento saudável com seus clientes. Desta forma, você não conseguirá isso sendo impessoal e rígido, pois seus clientes perderão interesse por seus produtos.

Você precisa introduzir um tom casual e amigável em todas as formas de comunicação com seus clientes, tanto por escrito quanto verbalmente.

Seguindo as estratégias apresentadas aqui, em pouco tempo perceberá um aumento nas vendas. Vale a pena tentar.

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