No próximo dia 29 de novembro acontece a Black Friday, uma das maiores ações de varejo no Brasil e no mundo.
Para as empresas de materiais para construção, seja ela um home center, um varejista de pequeno ou médio porte, ou um fabricante, a ação também é uma excelente oportunidade para o aumento de vendas e a fidelização de clientes.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as lojas de material de construção, por exemplo, representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas, constituído por quase 270 mil estabelecimentos em todo o Brasil.
Com investimentos em publicidade e promoções de itens isolados, essas empresas conseguem atrair muitos clientes, pois agregam, em um único lugar (lojas físicas), toda uma cadeia de suprimentos da construção civil, que vai desde o básico até a decoração.
Para vender mais na Black Friday
Com o objetivo de auxiliar as empresas de materiais para construção a vender mais durante a realização da Black Friday, o Sebrae e a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) apresentaram 5 dicas. Veja a seguir:
- Otimize a abordagem ao cliente: a forma de aproximação deve ser sutil para que o vendedor identifique o perfil do cliente e, a partir do primeiro contato, inicie um atendimento personalizado. A atenção e a dedicação do vendedor são fatores decisivos na fidelização.
- Priorize a transparência: diante de boatos e preços irreais, a transparência da empresa é tão importante quanto o desconto em si. Para que a vantagem da compra durante a Black Friday fique evidente, faça uma apresentação trimestral do valor do produto e suas variações.
- Trabalhe todos os canais de atendimento: telefone, whatsapp, e-mail, redes sociais e site são muito importantes para manter o contato constante com o cliente, além de deixá-lo mais próximo da sua empresa por conta da facilidade de acesso. Mantenha-os sempre ativos e atualizados.
- Relacionamento pós-venda: a visão do cliente sobre o atendimento e as ofertas são essenciais. Busque um feedback após a realização da ação por meio dos canais de atendimento. A partir disso, será possível identificar acertos, pontos de melhoria e novas estratégias de inovação que gerem resultados ainda mais positivos para as próximas datas comemorativas.
- Capacite o time de vendas: esta equipe está na linha de frente e representa a sua marca. Portanto, mantenha-os sempre bem treinados, qualificados, capacitados, motivados e de acordo com a missão e visão de sua empresa.
Em entrevista realizada pela FEICON BATIMAT, Cláudio Conz, presidente da ANAMACO, lembra outros pontos importantes para o sucesso dos varejistas da construção civil durante a campanha, como a venda assistida:
“Além da preocupação com a equipe e com o atendimento é preciso se preparar em relação ao estoque das mercadorias e com a parte visual da loja. Sempre cumprir o prometido e escolher produtos que tragam volume e que agregam outros, como as tintas, por exemplo. Para finalizar, precifique o melhor que puder”.
0 comentários