4 dicas para melhorar as vendas no comércio online

28 jul, 2021Dicas, vendas0 Comentários

4 dicas para melhorar as vendas no comércio online

28 jul, 2021 | Dicas, vendas | 0 Comentários

O aumento na frequência do uso de tecnologia nos processos de compra e venda fez com que o comércio online alcançasse um crescimento exponencial nos últimos anos.

Porém, nem todas as empresas estão preparadas para acompanhar esse crescimento. Aquelas que pretendem lucrar com esse novo movimento do mercado, precisam responder claramente a essas três questões:

  • O que querem vender?
  • Para quem vão vender?
  • Como vão administrar suas vendas?

Possuir ou, ao menos, atuar em um comércio virtual é uma necessidade nos dias de hoje, pois, sem uma presença online, as chances de um negócio crescer são mínimas. Neste artigo, destacamos quatro fatores que todas as lojas online devem levar em consideração para se manterem lucrativas.

Tudo começa com uma estratégia e, para poder defini-la corretamente, você deve se perguntar onde quer competir e quem são seus clientes potenciais, para saber quais são as suas necessidades e como atendê-los da melhor forma possível.

Os avanços da tecnologia, da logística, dos pagamentos e da segurança online, juntamente com o aumento da popularidade da utilização da internet nos aplicativos móveis, criaram um grande mercado global para o comércio eletrônico.

O mercado está avaliado em aproximadamente US$1.9 bilhão, no qual milhões de consumidores fazem todas as suas compras online. Veja a seguir quais são os quatros fatores fundamentais para garantir que seu e-commerce venda cada vez mais:

1. Descubra detalhes sobre a “Jornada de compra” dos seus clientes

A “Jornada de Compra” é um conceito que já existe há muito tempo, mas que foi preciso evoluir, em função do advento da internet. Porém, sua estrutura original não foi alterada e as etapas de uma compra ainda seguem os mesmos padrões do que já acontece há muitos anos.

Essas etapas incluem:

  • Consciência – Momento em que o consumidor tem conhecimento do produto pela primeira vez)
  • Consideração – Momento da procura do produto online ou offline
  • Conversão – Momento da decisão de compra
  • Avaliação – Após a realização da compra

A internet apenas mudou a trajetória linear do sistema para uma trajetória cíclica. Em outras palavras, os consumidores, em seus estágios de compra, podem avançar e retroceder frequentemente nas etapas de compra.

Para ser capaz de fidelizar seus clientes, o ideal é que você leve em consideração essa “jornada de compra”, focando primeiro nos elementos mais básicos do processo, ou seja, um atendimento personalizado, rápido e de qualidade através dos canais preferidos de comunicação dos seus clientes e, a partir daí, você precisa ter uma estratégia de conteúdo eficaz, para atrair consumidores em qualquer etapa de seu processo de compra.

2. Compreender as atitudes e motivações dos consumidores

É importante que você se pergunte quais fatores motivam seus clientes a comprar um produto online. De acordo com um estudo realizado pela consultoria KPMG sobre comportamento online, os principais motivos pelos quais os consumidores compram online ao invés de comprar em lojas físicas são:

– A possibilidade de comparar preços sem precisar se locomover

– Ofertas online oferecem preços mais competitivos

– Economia de tempo

– A comodidade de não sair de casa

– Maior variedade de produtos

– Facilidade na seleção de produtos

– Custos de envio competitivos

– O conforto de ter tudo no mesmo lugar

– Localizar produtos difíceis de encontrar, de nicho

– Evitar aglomerações

– Aquisição de produtos em cidades diferentes de onde o cliente reside

– Evitar filas para pagar

Portanto, é importante estudar bem o seu mercado e pensar no que motiva seus clientes a comprar online.

3. O telefone celular é a melhor fonte de informação

Hoje, os telefones celulares são usados ​​em compras online em uma porcentagem muito pequena, o que apresenta uma possibilidade de crescimento nesse mercado. No entanto, os smartphone são muito utilizados na busca de informações sobre produtos na internet.

O celular é usado principalmente como fonte de informação, onde 79% destes usuários, de acordo com o estudo da KPMG, costuma usar o celular para visualizar os produtos mesmo quando estão comprando nas lojas físicas.

4. Identifique o que os consumidores valorizam na decisão de compra

É importante saber o que motiva o consumidor a optar pela loja online para que você possa potencializar essas vantagens, de acordo com seus objetivos.

Quanto às vantagens de comprar em lojas físicas, o que é mais valorizado, acima de tudo, é o fato de o cliente poder ver, tocar e testar o produto antes de comprá-lo.

Um dos maiores obstáculos para a compra online, que faz com que muitos indivíduos optem pelas lojas físicas, é o medo de comprar um produto diferente do que veem no anúncio do comércio virtual, mas todas essas informações são importantes para potencializar a capacidade de sua loja virtual vender cada vez mais.

Como você deve ter percebido, certos detalhes do comportamento do consumidor e do seu produto ou preço vão determinar a estratégia que você deve levar em consideração para otimizar as conversões no seu comércio online e também na sua loja física.

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